• Elis A. Borsoi

Sobre sonhos, tartarugas e realização profissional

Atualizado: Abr 7

Vamos falar sobre a importância de acreditar em sonhos?


Quando criança, eu sonhava em ser bióloga para ‘salvar’ as tartarugas marinhas da extinção. Não conseguia imaginar um mundo sem as tartarugas marinhas!

Na minha adolescência, ouvi da minha família conselhos para não estudar Biologia, porque eu não iria ganhar dinheiro exercendo essa profissão. Essas orientações eram comuns, e sei que a intenção dos meus familiares era a melhor possível, apesar de me jogarem um balde de água fria!

.

Desta forma, cresci acreditando que se estudasse algo que eu gostasse e se tivesse um propósito envolvido, não ganharia dinheiro. Quantos de nós já não escutamos isso também e acabamos dissociando o trabalho, a nossa profissão, daquilo que nos realiza e também nos traz retorno financeiro?

Enquanto alguns sonhavam em seguir medicina, advocacia ou arquitetura, eu ainda queria trabalhar na base do Projeto Tamar em Regência, no Espirito Santo, meu estado natal.

.

Mas, diante de tantos conselhos contrários – afinal, era a minha família, pessoas que querem meu bem –, acabei optando por uma profissão que me trouxesse um retorno financeiro rápido: a de analista de sistemas de informação.

.

Distante dos berçários de tartarugas, eu prosperei nesta profissão por quase 16 anos. E, sim, tive muitos momentos de realização na profissão, acumulei conquistas, viajei para conhecer lugares novos e até mergulhar com as tartarugas marinhas em Fernando de Noronha. Assim entendi que contribui com o meu melhor no exercício das minhas funções.

.

Mas, o sonho de acompanhar a jornada das tartarugas para vencer as ondas do mar nunca me abandonou. Hoje, consigo entender que posso contribuir de outra forma para que as tartarugas não sejam extintas.

.

E como faço isso? Minha ligação com o meio marinho me leva a participar de ações, movimentos e eventos em defesa da causa ambiental. Eu coleto plástico na praia (sozinha ou em mutirão de limpeza como voluntária), para que não termine nos oceanos, ameaçando a vida dos animais marinhos e, principalmente, das tartarugas.

.

Além disso, evito usar materiais descartáveis, como copos, pratos e canudos, que levam anos para se deteriorar e também contribuem com a poluição dos oceanos. Apoio e compartilho os ensinamentos da Ong Santos Lixo Zero daqui da Baixada Santista.

.

Tenho mais consciência do ‘para que’ de tantos comportamentos inconscientes e crenças, graças ao autoconhecimento adquirido ao longo da vida e ao estudo da visão sistêmica da Constelação Sistêmica Familiar do alemão Bert Hellinger.

.

Sigo defendendo meus ideais de um mundo mais limpo, coletando plástico e isopor por aí, pois esse gesto faz sentido para mim. Da mesma forma, procuro conscientizar as pessoas sobre a importância de recusarmos e reciclarmos esses materiais no nosso dia a dia.

.

Quanto a crença sobre a relação trabalho-dinheiro? Já não faz mais sentido nenhum para mim. Agora, acredito, ou melhor, tenho certeza que sou capaz e mereço ser próspera trabalhando com algo que se tornou meu principal propósito de vida: atuar como terapeuta sistêmica e consteladora familiar nos meus atendimentos online.

.

Todos os passos que dei até aqui são parte importante da criação da minha identidade e aceito tudo como foi.

.

Agradeço a todas as pessoas que me conduziram a tantos momentos de aprendizado e insights, facilitando a minha caminhada como ser humano!

.

Elis Borsoi – Consteladora Familiar, Terapeuta Sistêmica, Palestrante, Praticante da Programação Neurolinguística. Especialista em Atendimento On-line.

.

Autora do livro: “Inner Dev – Como Desbugar sua Mente” – Ed. Albatroz, 2019.

Para saber mais acesse: https://www.elisborsoi.com/

0 visualização

Entre em contato

whatsapp-2288548_1280.png
  • Branco Facebook Ícone
  • White Instagram Icon

2019 - Elis A. Borsoi - Inner Dev®