• Elis A. Borsoi

Você tem medo de quê?

Atualizado: Abr 7

A onda de medo com relação ao Coronavírus vem impactando a vida das pessoas no Brasil e no mundo.


Aqui no Brasil já é motivo para cancelamento de eventos como shows, aulas em escolas e faculdades, fechamento de shopping, parques e lojas. A maioria das empresas está incentivando seus colaboradores a ficarem em casa e fazerem home office para evitar a disseminação do vírus caso tenha alguém infectado.

.

O isolamento social é o mais recomendado neste momento a se fazer diante de uma situação tão importante que vivemos.

.

O medo e a preocupação antecipada de algo que não sabemos se vai realmente acontecer vem da infância ou de algum familiar que veio antes como pai, mãe, avós, bisavós...através da transmissão epigenética. Foi constatado que netos de judeus que morreram no holocausto trazem os traumas e os medos desses antepassados sem terem tido contato com essas pessoas.

.

Importante olhar para esse medo do coronavírus com carinho e se perguntar: Do que realmente eu tenho medo?

Este medo é do meu adulto ou da minha criança que se sentiu fragilizada em algum ou alguns momentos da minha vida?

Este medo é meu ou de algum antepassado? Será que é do meu pai, mãe, tio, tia ou algum avô, bisavô, avó ou bisavó?

.

Nos meus atendimentos como consteladora familiar observo que a origem do medo vem da criança ou das pessoas que vieram antes. Afinal de contas somos descendentes de pessoas que passaram por muitas dores e traumas como guerras, fome, discriminação, violência, escravidão, genocídios, etc.

.

Não podemos excluir nem ignorar este vírus, pois ele faz parte, devemos olhar para ele sem pânico, com respeito e tomar todas a medidas informadas pelos médicos e especialistas no assunto como: lavar as mãos com sabonete líquido, usar álcool gel, ao tossir e espirrar proteger nariz e boca com a parte de dentro do cotovelo, evitar cumprimentar as pessoas com beijos, abraço e aperto de mão, evitar aglomerações desnecessárias, usar máscara comum.

Essas e outras medidas são importantes principalmente para evitarmos transmitir o vírus para os idosos que já apresentam alguma doença e pessoas com doenças crônicas, pois são os mais vulneráveis às complicações do vírus.

.

Aproveite este momento para olhar para os verdadeiros pensamentos e sentimentos que existem dentro de você quando lembra do coronavírus.

.

Saiba que temos a tendência a honrar nossos antepassados repetindo os comportamentos deles (saudáveis e não saudáveis). Assim nos sentimos pertencentes ao nosso sistema familiar.

.

Na verdade você tem medo de quê?

Este medo é seu ou de alguém que veio antes de você?

Este medo é do seu adulto ou da sua criança interior que está fragilizada devido a traumas vividos na infância?


Elis Borsoi – Consteladora Familiar, Terapeuta Sistêmica, Palestrante, Praticante da Programação Neurolinguística. Especialista em Atendimento On-line.

.

Autora do livro: “Inner Dev – Como Desbugar sua Mente” – Ed. Albatroz, 2019.

Para saber mais acesse: https://www.elisborsoi.com/

Entre em contato

whatsapp-2288548_1280.png
  • Branco Facebook Ícone
  • White Instagram Icon

2019 - Elis A. Borsoi - Inner Dev®